Comunicação

As mil e uma utilidades do meme no diálogo digital

Como os memes viraram forma de comunicação no espaço digital atual?


Foi divulgado na última semana de Maio, pela plataforma Gente, um estudo que identifica o papel do meme no diálogo digital dos brasileiros atualmente. O estudo aponta qual o papel dessa linguagem como forma de comunicação, apontando suas variações e as principais utilidades segundo seus usuários. Foram ouvidos mil entrevistados em todo o território nacional.

Resultados:

85% das pessoas costumam curtir memes na internet. Dentre algumas classificações do estudo, para a importância do meme está o fato de que ele se reinventa com frequência.

Dentre as funções de um meme, 63% apontam que os procuram para se distrair, 75% acham que o meme ajuda a aliviar o stress do cotidiano e 46% das pessoas compartilham memes que traduzem seus problemas pessoais. Como forma de linguagem digital, o meme tem a função de ser engraçado, para 79% das pessoas; traduzir a opinião sobre algo, para 51%; gerar polêmica, 25%; atrair repercussão, 21% e privilegiar o meme feito por algum conhecido, 9%.

O estudo ainda classifica o potencial de inclusão de um meme já que 64% se sentem incluídos quando entendem um meme, 66% se sentem mais bem informados quando entendem um meme e 54% acham que meme ajuda a dialogar com o diferente. Por fim, apenas 22% dos internautas produzem memes e para a geração Z, chamada de nativa digital, se comunicar com memes é algo natural. Não importa a temática: eles são ferramentas que ajudam a expressar sentimentos e opiniões

Comments

SEE ALSO ...