Comunicação

Editora Companhia das Letras entra na luta contra Fake News

A editora de livros aproveitou o tema que está em alta e fez grande promoção


O termo Fake News já faz parte dos debates diários da sociedade atual, isso por conta da tamanha quantidade de notícias falsas que são compartilhadas nas redes sociais. Por isso temos visto empresas se colocarem publicamente a disposição para combater esse problema.

A editora de livros Companhia das Letras é um exemplo dentre as empresas que tem lutado contra a disseminação de notícias falsas e que, de tanto trabalhar entorno do assunto, criou um sistema de Inteligência Artificial que promete ajudar pessoas que compartilham esse tipo notícias a se informarem de forma mais adequada e confiável. A campanha consiste em fazer ofertas promocionais de livros publicados pela editora que ajudem a esclarecer as informações equivocadas, imprecisas ou as meia-verdades que circulam pelas redes.

A ideia é bem simples, mas a forma de como é feita que é complexa: Um robô baseado em algoritmos é orientado especificamente para ler posts no Twitter, por exemplo, e identificar se essa informação está errada. Após identificar uma informação errada na rede social, a máquina de inteligência virtual imediatamente alerta a Companhia das Letras, que escolhe dentro de seu catálogo uma obra que possa esclarecer ou dar mais detalhes ao usuário sobre as informações contidas no seu post.

A campanha terminou no dia 24 de fevereiro e ofertou livros com descontos de 30% a 90%. A ação foi chamada de #DescontosNecessários e apresentou ao mundo mais uma forma, entre várias que surgem, de desencorajar a disseminação de notícias falsas.

Comments

SEE ALSO ...