Comunicação

Facebook no combate as Fake News no Brasil

Facebook apresenta programa contra Fake News no Brasil


Em parceria com agências de verificação de fatos (Aos Fatos e Agência Lupa), o Facebook confirma o que vinha anunciando desde o início de 2017 e lança em solo brasileiro um programa contra Fake News. O comunicado oficial foi feito no dia 10 de Maio e tem como missão avaliar fatos denunciados como falso pelos próprios usuários do Facebook.

As duas agências brasileiras que participarão do projeto vão ter acesso as denúncias de notícias falsas pelos usuários da rede social e a partir das denúncias avaliar e analisar suas veracidades. Quando tidas como falsas, as matérias terão uma redução significativa na distribuição orgânica do feed de notícias do Facebook e ainda não poderão ser impulsionadas na rede.

E atenção para páginas que compartilharem conteúdo analisados como falsos por mais de uma vez. Pois estas, serão punidas com a diminuição do alcance de suas publicações. Mas não se preocupem, haverá uma notificação para os administradores dessas páginas para que eles saibam que tal conteúdo foi apontado como falso pelas agências verificadoras.

"Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com as agências Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook", informa a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.

Um projeto semelhante ao que está sendo implantado no Brasil, funciona nos Estados Unidos e desde seu início já contabilizou uma diminuição de 80% na distribuição orgânica de notícias consideradas falsas pelas agências locais.

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