Comunicação

Google testa mostrar vídeos de Instagram e TikTok nas buscas

Vídeos das principais redes sociais agora devem ser mostrados no buscador Google


Encontrar vídeos do TikTok e do Instagram por meio de pesquisa no Google pode se tornar uma realidade em breve. A gigante de buscas está testando um recurso que permitirá agregar esses conteúdos em um carrossel dedicado no app do serviço de busca para dispositivos móveis.

A novidade é um avanço da função "Vídeos curtos" do Google Discover, que exibe conteúdos recomendados para os usuários dos celulares Android, mas mostrando clipes apenas de algumas plataformas, como do Twitter, da indiana Trell e do YouTube, pertencente à própria empresa.

De acordo com o portal TechCrunch, este novo carrossel de vídeos curtos exibe conteúdos do TikTok e do Instagram somente para determinados termos pesquisados. Nos testes feitos pela página, eles conseguiram acessar o recurso, no Android e no iOS, fazendo buscas relacionadas a um time de futebol americano.

Na prática

Tocando em um dos clipes mostrados nos resultados, o usuário é direcionado à versão web da plataforma em questão, mesmo que possua o app nativo do serviço instalado no seu smartphone, podendo retornar à pesquisa pressionando a seta para trás. Uma estratégia para fazer o internauta permanecer no Google.

Recurso limitado

A gigante da web não deu maiores informações a respeito desta nova função nem revelou quando ela será lançada oficialmente e de forma completa. No entanto, um porta-voz da companhia disse ao veículo que a novidade está em estágio inicial de testes e por isso funciona de maneira limitada, no momento.

Dessa forma, o carrossel de vídeos ainda não é exibido em todas as pesquisas na plataforma, mesmo estando disponível no app do Google para alguns usuários. Com o tempo, ele pode passar a agregar mais conteúdos, tornando os resultados das buscas muito mais completos e abrangentes.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que vídeos curtos e redes sociais não eram formatos úteis para fazer (e vender) negócio, acho que agora não resta mais nenhuma. E para você que ainda está estudando como migrar seu negócio do impresso para o digital, levando conteúdo de forma simples e completa para o seu público, conheça a Maven, a empresa líder em desenvolvimento de soluções para públicação digital de conteúdo.

Comments