Comunicação

Jornal EL PAÍS lança sua assinatura digital

El País dá um passo importante e começa uma estratégia de assinatura na Internet


Como consequência da evolução do setor jornalístico, que está migrando para Internet, o El País implantará um modelo de assinatura digital.  Seu objetivo é se tornar sustentável, e ter uma visão ao futuro de um jornalismo profissional, de alta qualidade e com alcance global.

Em 2019, pela primeira vez o El País, obteve mais faturamento com a publicidade digital que com a impressa. Mas, diferentemente do que ocorre com o jornal em papel, que o leitor assina ou compra nas bancas, o site permanecia gratuito. Para garantir que o projeto possa continuar crescendo, mantendo ampla oferta temática e contando com muitos dos melhores jornalistas, o jornal evoluirá para um modelo de assinatura digital, ao mesmo tempo em que a edição impressa manterá toda a sua relevância.

O El País trilha o caminho de outros grandes veículos globais de prestígio, como The New York Times, The Washington Post, Financial Times, Le Monde, The Guardian e Wall Street Journal, que já iniciaram esse movimento, obtendo sucesso na maioria dos casos. Graças a essa nova fonte de faturamento no formato digital, muitos aumentaram suas equipes, reforçaram sua rede de correspondentes, investiram inovação, e, acima de tudo, se mantiveram à tona enquanto a crise golpeava títulos que não conseguiram se transformar sob a pressão da revolução digital.

Com a mudança de modelo, os leitores poderão assinar a edição digital global do jornal por 10 euros ao mês. Num segundo momento, os leitores do Brasil terão um preço diferenciado para acessar somente as notícias em português. Por enquanto, o EL PAÍS Brasil continua aberto. Para a edição global em espanhol, o preço do primeiro mês será de 1 euro, sem compromisso de permanência. Os atuais assinantes da edição impressa terão acesso à edição digital sem pagar nada a mais.

Essa grande mudança é o início de um promissor caminho, um passo imprescindível para sustentar o melhor do jornalismo e continuar servindo à sociedade, que se atualiza e muda suas preferencias de formato de leitura. A chegada do digital, dentro dos jornais não deve ser algo a se temer, mas sim para se somar.

Comments