Tecnologia

Universidade estadual da Rússia passa a armazenar diplomas via blockchain

Universidade afirma que possíveis empregadores poderão verificar autenticidade de qualquer diploma emitido pela universidade


A Universidade Financeira sob o Governo da Federação Russa (Financial University under the Government of the Russian Federation) anunciou recentemente que, a partir de agora, todos os diplomas emitidos nos últimos dez anos estão disponíveis para consulta via blockchain.

O objetivo dessa iniciativa é garantir que empregadores possam verificar que os diplomas apresentados com o selo da instituição sejam autentificados. A Universidade, que tem sede em Moscou, é uma das mais bem ranqueadas no país e, ao garantir a veracidade dos diplomas através de blockchain, o instituto passa a ter uma imagem mais sólida perante o mercado de trabalho.

A instituição não é a primeira a aderir ao blockchain na emissão de diplomas, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) utiliza o sistema desde 2017 para garantir que seus diplomas sejam a prova de fraudes.

Preocupações como essa alavancam a utilização do sistema blockchain para gestão de informações e abrem espaço para que empresas privadas percebam ainda mais as diferentes possibilidades da tecnologia.

Comentários

VEJA TAMBÉM...