Tecnologia

Apple confirma utilização de servidores Google

Pela primeira vez a Apple confirmou o uso do ICloud para armazenamento de dados de seus clientes


Apple confirma utilização de servidores Google

Desde 2011 sabemos que a Apple utiliza os serviços da Amazon e da Microsoft para a hospedagem de documentos do ICloud. Mas o contrato com a ICloud ainda vinha sendo especulado pelo público e até então, sem confirmação da Apple. Mas no mês de Janeiro deste ano, por meio da publicação de seu guia de segurança do IOS (na página 53) a empresa reconheceu publicamente que os dados dos usuários ficam criptografados nos serviços Google.

No guia há a afirmação de que o ICloud usa serviços de armazenamento de terceiros, como Amazon S3 e Google Cloud Platform. Porém não há menção da Azure, diferente do que acontecia nos anos anteriores. O britânico The Register, em sua publicação sobre a notícia, demonstrou curiosidade na contradição do CEO da Apple, Tim Cook, a empresa que trabalham com base no acúmulo de dados de usuários.

Tim Cook já havia feito comentários contra companhias que dependem de publicidade direcionada, a partir de dados coletados de usuários, para parte importante de seus rendimentos. Como é o caso da Google e Facebook, por exemplo. Mas Cook nunca chegou a dar nomes quando expressou seu descontentamento com tal prática.

A Google aparece entre as primeiras colocadas no mercado de nuvem pública e segue crescendo. Mas segue atrás da gigante AWS (Amazon Web Services). Em 2017, a Amazon encerrou o ano com 62% de participação no mercado. Contabilizando uma queda de 6% em relação ao ano anterior. Já a Azure aumentou sua fatia do mercado de 16% para 20%. E a Google Cloud cresceu de 10% para 12%.

Comentários

VEJA TAMBÉM...