Tecnologia

Apple e Pixar juntas em novo projeto de Realidade Aumentada

Apple e Pixar lançam novo projeto para recursos de AR


As gigantes Apple e Pixar se uniram para a criação de um novo formato de documento dedicado a conteúdos e recursos de realidade aumentada (AR). A novidade foi apresentada durante a última edição do evento WWDC (Worldwide Developers Conference), que aconteceu no dia 04 de Junho nos EUA.

De acordo com a Pixar, "a grande sacada nesse novo formato está na sua habilidade de criar uma cena 3D, ao 'compor' diversas fontes modulares de dados em conjuntos sucessivos cada vez maiores".

Durante a apresentação foram citados tópicos que evidenciam a importância da criação de recursos e materiais de realidade aumentada. São eles.

  • Esquemas robustos para intercâmbio de geometria, sombreamento e deformação esquelética
  • Alto desempenho em renderização e coleta de dados, inclusive poderosos recursos de instanciação
  • Habilidade de compilar, nativamente, variações de conteúdos selecionáveis para o usuário
  • Arquitetura de som flexível o suficiente para ser adaptada a futuras necessidades.

O novo formato de documento irá permitir de maneira simples que transportemos arquivos tridimensionais de ambientes de realidade aumentada para programas tradicionais de criação (como o Photoshop, por exemplo) e vice e versa, quando forem desenvolvidos nesses programas mais conhecidos.

O WWDC é um evento anual realizado pela Apple dedicado aos desenvolvedores da própria empresa. O evento serve como uma grande conferência e já ficou conhecido por ser palco para anúncios sobre novidades e atualizações da empresa.

Comentários