Tecnologia

Árbitros da Copa do Mundo 2018 utilizam de tecnologia Wear OS

Conheça a tecnologia Wear OS utilizada pelos árbitros da Copa do Mundo 2018


A Copa do Mundo FIFA 2018 teve início no dia 14 de Junho com sede na Rússia. E junto a estreia do maior campeonato de futebol mundial, tivemos algumas novidades tecnológicas apresentadas para serem utilizadas em campo durante o evento.

No início da semana tivemos um post dedicado a utilização do VAR (também conhecido como árbitro de vídeo), que pela primeira vez está sendo utilizado no campeonato. E nessa edição apresentaremos para vocês os Relógios Inteligentes, que são utilizados pelos árbitros principais dentro de campo. O funcionamento do relógio inteligente se dá de forma que emite uma vibração quando a bola passa pelas linhas que delimitam o Gol.

Tivemos um exemplo claro da precisão e funcionamento do Relógio Inteligente na partida de abertura do Grupo C, entre França e Austrália. Na confusa jogada, o defensor australiano e o meia francês dividiram a bola, que em seguida bateu no travessão, tocou no chão e voltou nas mãos do goleiro. No mesmo segundo em que a jogada teve fim, o árbitro Andres Cunha apontou para o meio de campo indicando o Gol para a equipe francesa (o que os levou a vitória posteriormente). A jogada foi avaliada diversas vezes pelas televisões de todo o mundo e por muitos curiosos da internet, todos perplexos pela falta de dúvida do árbitro em uma jogada tão rápida e confusa. Mas a clareza e certeza do árbitro tem apenas uma fonte: seu Relógio Inteligente.

O modelo utilizado para a Copa do Mundo FIFA 2018 é o Big Bang Referee 2018 FIFA World Cup Rússia, desenvolvido pela Hublot especialmente para a 21ª edição do campeonato. Outra curiosidade é que o relógio inteligente além de utilizar a tecnologia Goal-Line (que informa quando a bola ultrapassou completamente a linha do Gol), também se comunica com o VAR (árbitro de vídeo). Parece que nessa edição será difícil termos jogos com lances duvidosos e grandes polêmicas que envolvam a arbitragem.

Para aqueles que ficaram encantados com a tecnologia do relógio inteligente utilizado pela arbitragem, saibam que o relógio também está sendo vendido para o grande público. Mas com algumas modificações. No produto comercializado, teremos funcionalidades como: notificações de início de partidas do campeonato, informações sobre os jogos, personalização com bandeiras dos países participantes do torneio e outras funcionalidades oferecidas pelos Wear OS, sistema da Google para relógios e outros dispositivos utilizados para vestimenta. Tudo isso pela quantia singela de US$ 5,2mil (mais de R$19mil).

Comentários

VEJA TAMBÉM...