Tecnologia

As iniciativas brasileiras de blockchain no audiovisual

Projetos prometem dinamizar o pagamento de fornecedores e a distribuição de conteúdo na indústria


Transparência, agilidade e segurança são os principais benefícios que as soluções que utilizam de blockchain trazem para os setores que aderem a tecnologia. Estas soluções têm se mostrado mais aceitas em setores como finanças e logística, mas áreas criativas também podem se beneficiar de verificação distribuídas e da criptografia que caracterizam a tecnologia. Na área audiovisual, por exemplo, já existem no Brasil algumas iniciativas em desenvolvimento, voltadas para a cadeia de produção e distribuição de obras audiovisuais.

A Ancine tem testado, junto ao BNDES e à distribuidora Elo Company, um sistema de blockchain para o repasse de verbas incentivadas para projetos audiovisuais. A iniciativa, anunciada no ano passado, propõe uma interface de blockchain para o registro de transações financeiras e repasse de verbas entre fornecedores da cadeia audiovisual.

Também no ano passado, a Ancine e o BNDES lançaram uma consulta pública para buscar parceiros, startups e entidades de mercado interessadas no sistema, que está sendo desenvolvido em um modelo open-source. O projeto piloto está sendo conduzido com operações fictícias, mas em breve deve ser implementado em cases reais.

Comments

SEE ALSO ...