Tecnologia

Facebook está trabalhando em satélite para acesso a internet

A rede social afirmou retomada de projeto para distribuir acesso a internet


A maior e mais utilizada rede social dos últimos tempos, o Facebook, resolveu iniciar a retomada de seu projeto que visa construir satélites que serão responsáveis por fornecer acesso a internet em áreas remotas ao redor da Terra.

Dizem que o Facebook está próximo de "dominar o mundo", se isso é verdade não sabemos, mas é verdade que a rede social tem planos para aumentar ainda mais a sua (já enorme) quantia de usuários. E para que isso seja possível, a rede pretende desenvolver satélites que possibilitam o acesso a internet em regiões onde ainda não se tem acesso e também para lugares onde a conexão tem qualidade ruim.

A descoberta dessa notícia ocorre logo após a lei de Liberdade de Informação dos EUA na qual libera o acesso a todo tipo de documento do governo local que não seja classificado como sigiloso. Assim, foram obtidos diversos registros de troca de e-mails onde funcionários do FFC (uma espécie de Anatel norte-americana) trocam informações com representantes do Facebook (entre 2016 e 2018) se referindo constantemente a "uma aplicação experimental para o satélite Athena".

Tal movimentação não é novidade. Em 2016, o Facebook estava pronto para o lançamento de um satélite que ofereceria internet a regiões remotas da África. O plano foi interrompido por conta da explosão de um foguete da SpaceX. No começo desse ano, o plano parece ter sido retomado. Surgiram boatos de que novamente o Facebook estaria trabalhando num satélite que forneceria conexão a internet.

O Facebook tem feito bons investimentos quando o assunto é aumentar ou melhorar a conectividade em áreas remotas. Em outro projeto (que foi interrompido neste ano), eles testaram um drone que levaria conexão a regiões com as mesmas características remotas, chamada Acquila.

Com seu discurso de globalizar a conectividade, o Facebook aproveita para aumentar sua soma de 2 bilhões de usuários de forma responsável, pois está oferecendo oportunidades a pessoas que até então não tinham oportunidade de navegar na internet (e de conhecer o Facebook).

Comentários