Tecnologia

Google dando adeus ao Android?

Android deve ser substituído nos próximos anos


Já faz alguns anos que ouvimos boatos sobre a Google estar trabalhando em um sistema operacional alternativo ao Android. No mês de Julho, tivemos a confirmação de que o sistema, batizado de Fuchsia, chegará em breve aos aparelhos e dispositivos smart home.

O Fuchsia está sendo desenvolvido há dois anos pela empresa. Além de integrar todos os aparelhos Google Smart Home, a previsão é de que o novo sistema operacional substitua o Android em todos os smartphones numa média de tempo de cinco anos. Com uma equipe de 100 engenheiros, o Fuchsia está vindo para ficar e para tomar frente como sistema operacional oficial de uma das maiores empresas existentes no mundo.

Os dois sistemas foram criados para serem os melhores. Mas não é por acaso que o Fuchsia veio para tomar lugar do nosso querido Android, o sistema que grande parte da população utiliza foi criado com código aberto para sanar as dificuldades impostas pela novidade da época, que no caso eram os smartphones e tablets com telas sensíveis a toque. Já o novo sistema operacional, é um sistema totalmente criado e desenvolvido pela (e para) a Google.

A grande diferença entre o Android e o Fuchsia é que o segundo (e mais novo) tem como prioridade agilizar e melhorar as funções de comando por voz e, como maior desafio, melhorar questões de segurança. Algo que, de fato, está mais perto da realidade. O novo sistema promete trazer uma aparência mais coesa ao sistema, mesmo se utilizado em diferentes plataformas, algo que também parece ser uma necessidade nos dias de hoje, já que temos cada vez mais dispositivos de tamanhos e usos diferentes.

Parece que a Google está empenhada em centralizar o poder de seu novo sistema e de resolver todos os pontos fracos de sua plataforma atual. Mas será que cinco anos é tempo suficiente para tanta mudança? Enquanto aguardamos por novidades, vamos nos acostumando com a ideia de nos despedirmos do nosso tão conhecido robô verde, Android.

Comentários