Tecnologia

Microsoft anuncia versão própria do Linux

A empresa Microsoft acaba de anunciar a sua própria versão de Linux para Internet das Coisas


Microsoft anuncia lançamento de versão própria de Linux

Durante um evento em São Francisco, o presidente da Microsoft, Brand Smith anunciou que a empresa irá distribuir sua própria versão do Linux. Chamado de Azure Sphere, o sistema será voltado para os dispositivos conectados na Internet das Coisas.

O lançamento conta com um serviço de segurança, com microcontroladores dedicados e o sistema operacional Azure Sphere OS, que utiliza uma versão modificada do kernel do Linux. Essa será a primeira vez que a Microsoft desenvolverá uma versão própria do Linux, segundo a empresa.

"O fato de que quase todos esses novos aparelhos da Internet das Coisas vêm equipados com um processador deveria ser motivo de preocupação do ponto de vista da segurança". Disse, Brand Smith.

Para resolver o problema, a empresa pretende combinar software, hardware e a nuvem. Os microcontroladores criados pela empresa serão, inicialmente, distribuídos gratuitamente para fabricantes interessadas e a combinação deles com o sistema operacional deverá ser toda integrada com a nuvem Azure Sphere, que promete entregar atualizações de segurança para esses dispositivos por pelo menos uma década.

Parece que quando o CEO, Satya Nadella disse que: "A Microsoft ama a Linux", não era brincadeira. O primeiro chip será lançado no final desse ano e até lá serão divulgadas novas informações sobre seu funcionamento.

Comentários

VEJA TAMBÉM...