Tecnologia

A transformação digital e o impacto no mercado de trabalho

Pesquisas apontam os principais impactos no mercado de trabalho nos próximos 10 anos através da transformação digital


Devido à pandemia da covid-19 diversas mudanças ocorreram nos ambientes de trabalho. A crise que afetou muitas empresas trouxe à tona a discrepância entre as habilidades valorizadas anteriormente e as que são realmente necessárias para atuar em um mundo digital.

Consequentemente, os líderes das organizações passaram a perceber a importância de se investir em ações de impacto, na capacitação constante de seus colaboradores e nas adequações necessárias para continuar crescendo mesmo diante das incertezas.

Para amenizar o impacto, felizmente, existe uma saída eficaz: a qualificação digital!

O avanço da tecnologia sobre as atividades de trabalho tradicionais é inevitável. De acordo com um estudo global realizado pela PwC, a inteligência artificial e a robótica, por exemplo, podem colocar em risco três em cada dez empregos até 2030. Essa mudança ocorre principalmente devido aos estágios de maturidade elevados que essas tecnologias alcançaram.

 

Novas competências

A pesquisa Upskilling Hopes & Fears realizada pela PwC constatou que 77% dos trabalhadores "acreditam que a tecnologia terá um efeito positivo sobre o trabalho".

Pensando nisso, a empresa - que hoje possui um network de firmas em 157 países - vem colocando em pauta a discussão sobre o tema em nível global, com o auxílio de um programa de capacitação que prepara o capital humano das empresas para as novas demandas do mercado.

Para estimular o debate sobre o assunto, entre os dias 7 e 11 de dezembro acontecerá a 2ª edição da Digital Week criada pela PwC Brasil. A programação que será 100% online, ao vivo e gratuita, poderá ser conferida na plataforma do YouTube e do LinkedIn.

O evento irá contar com grandes especialistas do mercado para debater temáticas relacionadas à transformação digital e a digitalização cada vez mais presentes no Brasil e no mundo.

 

Minha empresa no futuro

Não é só dos produtos e serviços que as empresas são feitas, mas também de seus funcionários. É importante que você como empresa esteja propiciando um ambiente de aprendizado aos seus funcionários. No final de cada ano vemos pesquisas e eventos como o Digital Week sendo apresentados para falar sobre as tendências do mercado em seus próximos anos, mas o quanto disso conseguimos incorporar em nossos setores?

A inovação é um trabalho diário. Mantenha o foco no crescimento e desenvolvimento contínuo, seu, do seu time e por consequencia da sua empresa. Para apoiar nesse sentido a Maven, empresa que desenvolve soluções inovadoras para o setor de comunicação com foco em jornais e revistas, preparou um artigo sobre tendências que impactarão a indústria de mídia e comunicação em 2021. Ficou interessado nas tendencias do futuro? Clique aqui e conheça as soluções Maven.

Comments