Tecnologia

Aplicativo brasileiro converte textos em áudio para deficientes visuais

App promete converter textos em som para auxiliar deficientes visuais


O aplicativo EyeFy é a mais nova ferramenta tecnológica desenvolvida para auxiliar deficientes visuais no seu dia-a-dia. O aplicativo foi criado no Brasil e utiliza Inteligência Artificial para identificar as palavras escritas e então converter para o formato de áudio, o que faz com que o app seja utilizado de forma que leia para o usuário.

O software foi pensado inicialmente como alternativa para uma solução já existente no mercado que funciona com uma câmera acoplada em uma armação de óculos. Contudo, essa solução é ofertada pelo valor de R$ 19 mil, o que a torna inacessível para quase todos brasileiros. Assim, o criador do aplicativo, Jonathan Santos, teve a ideia de desenvolver uma alternativa popular na qual fosse acessível a todos. Inclusive, o aplicativo pode ser utilizado para auxiliar pessoas analfabetas a compreender a escrita.

Jonathan Santos lançou o aplicativo EyeFy sem nenhuma cobrança aos usuários e desenvolveu um formato no qual não é necessário nem estar conectado a internet. Tudo para garantir que o app possa ser utilizado por todos e em todos os lugares. O acesso a web só é necessário na hora de baixar o aplicativo. Por enquanto, o aplicativo só está disponível na versão Android e pode ser encontrado na Play Store.

Iniciativas ligadas a acessibilidade são sempre bem-vindas. Ainda mais quando sabemos que está sendo disponibilizada de forma totalmente gratuita e desenvolvida em solo brasileiro por brasileiros.

Comentários

VEJA TAMBÉM...