Tecnologia

Apple registra patente de Farol Inteligente para carros

A Apple fez o registro da patente para farol inteligente que evita atropelamentos


A Apple registrou uma patente no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos que promete revolucionar o farol e o sistema de informações de carros comuns. A ideia é que os sistemas sejam utilizados em trajetos com pouca visibilidade ou em rotas noturnas.  

O "farol inteligente" funciona a partir de três frentes principais. Onde a primeira serve para detectar barreiras e ajustar a luminosidade para que o condutor possa enxergar melhor o que está a sua frente. A segunda é utilizada pelo próprio farol para alertar os motoristas a sua volta sobre qual a intenção do condutor (como se fosse uma seta de pisca-alerta que indica qual direção irá dobrar). E a terceira se assemelha ao sistema de Face ID, que identifica faces de pessoas, mas nesse caso é utilizado para analisar se o que está a frente do carro é uma pessoa e assim se comunicando com o painel para evitar atropelamentos.

A Apple costuma dar andamento a todos os seus estudos e testes quando registra alguma nova patente. Contudo, quando o assunto é carros inteligentes e Apple, a expectativa é que essas patentes tenham alguma relação com o projeto de veículos autônomos, o Project Titan (que está pausado). A última previsão dada por analistas sobre o Titan apontava como ser um projeto para ser apresentado em torno de 2023 ou 2025.

Ainda não sabemos quais as reais intenções da Apple com o registro dessa nova patente. Mas podemos especular algo sobre ter a ver com a retomada do Project Titan ou, até mesmo, aguardar alguma novidade sobre juntar veículos e Inteligência Artificial sem a necessidade de falarmos em carros autônomos. Para Apple, tudo é possível.

Comentários