Tecnologia

Blockchain pode ajudar bancos a economizar cerca de U$ 27 bilhões até 2030

Tecnologia pode reduzir os custos de transações em cerca de 11%


Um novo estudo da Juniper Research apresentou dados bem animadores para apaixonados por blockchain. De acordo com a pesquisa "The Future of Blockchain", as reduções de custos dos bancos não serão apenas no processamento e reconciliação de pagamentos, mas também nas operações de conformidade e tesouraria. A previsão é que dentro de alguns anos as reduções de custos geradas pela verificação de identidade fiquem em torno de 50% da base de custos atual.

A pesquisa alertou que executar serviços baseados em blockchain em paralelo a sistemas legados pode não gerar a economia esperada além de acabar por atrasar o processo de atualização do banco.

Fora a projeção de aumento nos lucros do setor bancário, a pesquisa também revelou potenciais economias em diversos setores indicando o uso de blockchain para evitar tentativas de falsificação e possibilitar taxas menores nos setores de comércio e exportação. A previsão é que a redução de fraudes fique em torno de 50% nos próximos 12 anos.

Outro ponto importante do estudo da Juniper Research foi a avaliação dos principais fornecedores de blockchain. O cálculo levou em conta 3 grandes aspectos: Identidade digital, proveniência e Serviços financeiros. Nos três aspectos a empresa IBM despontou como líder de mercado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...