Tecnologia

Conheça 6 situações em que empresas apostaram em blockchain

A tecnologia blockchain já está sendo utilizada no setor privado. Os resultados estão trazendo cada vez mais adeptos, apesar da tecnologia ainda não ser um consenso mundial.


Quando surgiu em 2009 possibilitando o bitcoin, pouco se falou sobre blockchain e todas as possibilidades que a tecnologia permitia. Hoje, quase 10 anos depois, a tecnologia está começando a ser vista de uma forma diferente pelas empresas privadas.


Após a chegada da plataforma Ethereum e principalmente com o desenvolvimento da Enterprise Ethereum, investimentos massivos começaram a surgir nessas tecnologias e atualmente as soluções são desenvolvidas visando os mais diferentes cenários.

1.ONU, Direitos humanos e Blockchain
Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 1,2 Bilhão de mulheres ao redor do planeta não possuem uma identidade oficial, o que implica na ausência de um nome, data de nascimento ou local de nascimento. Essa situação acaba possibilitando o tráfico humano. A relação com blockchain nasce com a possibilidade da ONU usar a tecnologia para verificar a identidade de mulheres e crianças ao redor do mundo.

2.Boston Private e contratos inteligentes
A gigante americana encontrou na blockchain uma tecnologia para otimizar as transações e torná-las ainda mais seguras. Através de uma blockchain própria, é possível controlar os nós e ditar permissões para corretoras, clientes e outros envolvidos com o negócio. O sistema ainda está em fase de testes, mas os gestores estão otimistas com as possibilidades abertas pela tecnologia.

3.Blockchain no campo
A empresa Australiana AgriDigital obteve sucesso na utilização de blockchain na produção de grãos.
Com a tecnologia, o consumidor pode rastrear o grão que está na sua mesa até o seu local de cultivo podendo verificar se não há números elevados de agrotóxicos no produto final.

4.Logística e blockchain
A United Parcel Service é uma das maiores empresas de logística do mundo e está utilizando blockchain para otimizar ainda mais os seus serviços. A empresa, segundo a diretora de arquitetura e inovação, possui uma equipe dedicada a explorar os impactos e os benefícios da inovação.

5.Saudabilidade e Blockchain
A Driscoll's é uma empresa familiar da Califórnia que se juntou com mais alguns produtores de alimentos para utilizar a plataforma de blockchain da IBM visando encontrar a origem de alimentos contaminados e fornecer informações sobre as origens das frutas. Isso vai permitir uma certificação mais assertiva.

6.Blockchain no setor Imobiliário
A utilização da Tecnologia permitiu que ativos de alto valor fossem comercializados digitalmente. Isto é, agora há a possibilidade de uma transação imobiliária ser feita sem a presença de um corretor ou um representante da imobiliária, dessa forma a liquidez dos ativos imobiliários passa a ser maior e a margem de negociação entre as partes também.

Comentários