Tecnologia

Facebook lança botão contra Fake News no Brasil

A rede social terá botão para ajudar no combate as notícias falsas


O Facebook vem lutando contra Fake News desde que sua plataforma virou o canal principal para a disseminação desenfreada de notícias falsas. E agora anunciou o lançamento de um novo botão que tem como função ajudar no combate a tais notícias de fonte duvidosas.

Nos Estados Unidos o botão já vinha sendo testado desde o ano passado, e agora chega ao Brasil trazendo uma funcionalidade que consiste em dar mais contexto e informações sobre a notícia que está sendo apresentada no seu feed de notícias. A ideia é que dessa forma o usuário possa ir mais a fundo sobre o que se trata aquela notícia e que tenha certeza de que tem embasamentos reais. Para então decidir se deve ler ou não tal notícia.

A Rede Social, com a ajuda de parceiros e algumas comunidades acadêmicas, identificou o que seriam informações relevantes que poderiam auxiliar na hora do usuário avaliar a credibilidade das notícias de seu feed. "Se um veículo não está na Wikipédia, essa informação será exibida na tela e isso também pode servir como contextualização". Comentou a Rede Social, em seu anuncio.

Além da contextualização a ferramenta trará mais dois menus para serem utilizados no Brasil: "Mais sobre esse link", utilizado para ter acesso a outras histórias publicadas pelo mesmo veículo e "Compartilhado por Amigos", para saber quais amigos já compartilharam o mesmo link. Além do Brasil, Argentina, Colômbia e México também ganharam o acesso ao novo recurso.

Comentários

VEJA TAMBÉM...