Tecnologia

Facebook lança projeto de apoio ao jornalismo

O Projeto Facebook para Jornalismo foi apresentado pela equipe da empresa controlada por Mark Zuckerberg nesta quarta-feira, 11.


- portal comunique-se

O Projeto Facebook para Jornalismo foi apresentado pela equipe da empresa controlada por Mark Zuckerberg nesta quarta-feira, 11. O objetivo principal do programa é “assegurar que um ecossistema saudável de notícias” ganhe força no ambiente virtual, conforme ressalta a própria rede social.

 “Hoje anunciamos um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre o Facebook e a indústria jornalística. Nós vamos colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e vamos conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital”.

O Projeto Facebook para Jornalismo conta com três núcleos principais. O primeiro será voltado à colaboração no desenvolvimento de novos produtos. Nessa frente, que envolverá os departamentos de produto e engenharia da companhia norte-americana, serão desenvolvidos processos conjuntos para que, por exemplo, determinadas atividades e inovações dos veículos de comunicação sejam implementadas. Com esse intuito, o setor do programa é subdividido em cinco nichos:

  • Novos formatos para contar histórias: O Facebook dará apoio para que os veículos de comunicação criem conteúdos em formatos já existentes – como Live 360 e Instant Articles. A rede social entenderá quais novos modelos podem ser desenvolvidos pela empresa de mídia parceira.
  • Notícias locais: Parte em que a rede social se propõe a promover a mídia independente e/ou que atua com alcance regional. O Facebook revela que essa ideia ainda é embrionária, mas que já deseja receber desde já sugestões por parte dos jornalistas e veículos interessados no projeto.
  • Desenvolvendo modelos de negócios: “Vamos continuar trabalhando em opções de monetização para os parceiros, como expandir a inserção de anúncios em transmissões pelo Live para um grupo maior de parceiros e explorar a inserção de anúncios em vídeos gravados”, afirma a equipe da rede social,que informa: programa para amplificar o volume de assinaturas do título alemão Bild será iniciado – em versão beta – nos próximos dias.
  • Hackatons: Organização de grandes reuniões que visem identificar quais ações podem ser desenvolvidas por determinada empresa de comunicação. Para isso, o Facebook deixará seus engenheiros à disposição dos publishers parceiros– para que possam comandar as sessões criativas.
  • Continuar a escutar: A rede social enfatiza que seguirá, além de tudo, como ouvinte dos produtores de conteúdo. Para isso, afirmam que reuniões serão feitas em todos os cantos do planeta, além da manutenção da conferência anual conhecida como F8.

 

O segundo núcleo do Facebook para Jornalismo ganhou o nome de Treinamento e ferramentas para jornalistas. Como fica explícita na nomenclatura, a divisão cuidará de fornecer cursos e ferramentas para os profissionais que atuam na imprensa.“Iremos expandir esses treinamentos para nove idiomas adicionais, entre eles Português e Espanhol, e vamos ter uma parceria com a Poynter para lançar um currículo certificado para jornalistas nos próximos meses”, informa a companhia, que adianta: a ferramenta Crowdtangle – ferramenta que ajuda editoras a rastrear como seu conteúdo se espalha na web, mensura a performance de matérias nas redes sociais e identifica influenciadores – passa a ser gratuita a partir e agora.

Área que pode ser considera desmembrada do segundo núcleo, a terceira divisão foi batizada de Treinamento e ferramentas para todos. A rede social explica que ao se aproximar dos jornalistas e das empresas de mídia, todas as pessoas presentes no ambiente virtual terão acesso a novos conhecimentos e serviços. Para o público em geral, porém, o foco da companhia tecnológica será voltado ao discernimento de notícias e o esforço permanente para combater boatos.

“Isso é apenas o começo de nosso esforço — nós temos muito mais para fazer. O Projeto Facebook para Jornalismo funcionará como o eixo central de nossos esforços para promover e apoiar o jornalismo no Facebook, e iremos disponibilizar atualizações de nossas iniciativas aqui”, finaliza a equipe da empresa de Mark Zuckerberg ao anunciar o seu mais novo trabalho à imprensa e ao mercado.

Leia mais em: http://br.newsroom.fb.com.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...