Tecnologia

Insegurança na implementação da IoT gera prejuízos às empresas

Algumas empresas relataram prejuízos superiores a 35 milhões de dólares


A Internet das Coisas (IoT) possui um grande potencial para revolucionar como nos relacionamos com o mundo. Contudo, a vontade de aplicar internet das coisas rapidamente nem sempre resulta em bons números. De acordo com estudo da DigiCert em parceria com a Repez Research, 25% de empresas relataram ter prejuízos em valores próximos a 34 milhões de dólares desde 2016. No estudo foram entrevistadas mais 700 empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão.

Isso acontece devido a falta de boas práticas na área. A implantação de IoT está acontecendo, mas não de forma segura para as empresas. Isso significa que os dados de quem utiliza esses serviços são facilmente hackeáveis.

Para 83% das empresas entrevistadas, a tecnologia IoT é extremamente importante. Contudo, 82% estão preocupadas com questões como integração e quantidade crescente de dados.

O estudo ainda apontou alguns pontos interessantes sobre os riscos da tecnologia Internet das Coisas. Confira abaixo

  • Seis vezes mais chances de sofrer ataques de negação no serviço de IoT
  • Seis vezes mais registros de acessos não autorizados em dispositivos IoT.
  • Seis vezes de sofrer ataques com violação de dados.

E os resultados negativos na área da segurança trouxeram problemas para empresas como perda financeira, produtividade, jurídicas, reputação e queda nas ações.
Nos próximos dois anos, a expectativa é que a Internet das Coisas se torne ainda mais importante para a população. Vamos aguardar que as empresas consigam adotar boas práticas na segurança dessas tecnologias que prometem revolucionar o mercado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...