Tecnologia

Mercado de IA vai movimentar cerca de U$180 milhões no Brasil em 2018

Segundo o SEBRAE a indústria brasileira deve receber 182 milhões em investimentos em Inteligência Artificial


A industria brasileira de Inteligência Artificial deve ter uma movimentação de cerca de 180 milhões de dólares no ano de 2018, essa foi a projeção dada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  Já a empresa Intel aposta que até 2025 essa quantia suba para  36,5 bilhões de dólares.

Desde 2016 vemos uma grande movimentação no setor de IA. Naquele ano, grandes empresas como: Microsoft, Google e Facebook investiram cerca de U$20 bilhões na área. E não por acaso, pois desde então temos visto uma grande evolução em áreas de aprendizado de máquinas e redes neurais, o que tem sido essencial para o crescimento de industrias e empresas que trabalham com a evolução de serviços e produtos.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais utilizam o serviço de motores IA da IBM, o Watson. "O Watson, por exemplo, tem condições de tomar melhores decisões que os seres humanos para produtividade. Ele analisa rotina, tem parâmetro e não é suscetível a questões emocionais, pelo menos não agora. Isso facilita que as tomadas de decisão sejam melhores por inteligência artificial", destaca o Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira sobre o motor IA que foi lançado em 2011.

Em campinas temos, desde 2007, uma startup que atua com IA voltada para o setor produtivo. A I. Systems utiliza um programa de computador para compreender as rotinas das empresas e industrias e então melhorar sua produtividade. Além do setor de produção de produtos, outro setor que vem sendo beneficiado com a tecnologia é o de energia já que existem IA que são capazes de gerenciar caldeiras que abastecem equipamentos em fábricas. O uso de IA nesses casos chega a uma economia de até 10% em comparação ao que seria feito por um trabalhador.

A aposta de crescimento na área se dá pelo sucesso da utilização e pela vontade de ampliar a distribuição de IA no maior número possível de industrias no país. Além de incluir uma maior cobertura em outras áreas onde ainda não são utilizadas (como desenvolvimento de procedimentos, segurança e privacidade).

Comentários

VEJA TAMBÉM...