Tecnologia

NASA quer mandar IA para o espaço

A gigante espacial NASA tem planos de juntar IA e missões no espaço


NASA quer utilizar de tecnologia IA no espaço

Quando falamos em espaço sideral, pensamos em astronautas pilotando suas naves espaciais em busca de novos planetas, Luas ou coisas do gênero. Temos as missões espaciais como algo que envolve tecnologia de ponta, mas ao mesmo tempo temos grandes descobertas tecnológicas que não podem ser utilizadas no espaço.

O GPS é uma tecnologia não tão nova assim, que hoje em dia é utilizada pela grande maioria das pessoas em seu dia-a-dia. Sem dúvidas, seria de grande ajuda para os astronautas em suas missões de busca infinitas, contudo o GPS não funciona no espaço. E foi a partir dessa dificuldade que a NASA teve a ideia de começar a utilizar tecnologias já existentes no espaço junto das que estão surgindo e assim ir se ajustando de forma que possam ter grande valor na Terra e fora dela.

O novo projeto da gigante espacial consiste em desenvolver um "GPS" que utiliza Inteligência Artificial para que o mesmo possa funcionar no espaço. Um modelo protótipo foi apresentado no NASA Frontier Development Lab (FDL), um evento em parceria com a Intel, que tem como objetivo selecionar pesquisadores para trabalhar na resolução de problemas cruciais para viagens ao espaço e colonização extraterrestre.

O modelo desenvolvido pelos pesquisadores Andrew Chung, Philippe Ludvig, Ross Potter e Benjamin Wu utiliza de IA para analisar milhões de imagens e aprender as características da Lua e, em seguida, usa uma rede neural para criar uma Lua virtual e então mapear todo o satélite. Isso facilitaria a navegação dos astronautas em missões espaciais. As possibilidades a partir da tecnologia de Inteligência Artificial são inúmeras. Tantas que nem a Terra parece ser o destino final.

Comentários