Tecnologia

Postes de rua poderão ser utilizados para viabilizar a Conectividade Urbana

A base utilizada para trazer vida a conectividade urbana será os postes de rua


Em um mundo onde conexão é tudo e está em todos, multifuncionalidade é a palavra chave para o futuro. Pensando nisso, no Congresso Internacional de Governos Locais e Cidades Inteligentes realizado no Chile, um plano foi apresentado por empresas de telecomunicações e pelo Comitê de Transformação Digital do governo.

O projeto indica a inclusão de infraestruturas com iluminação (postes de ruas) e redes Wi-Fi para toda a comunidade do país. A ideia faz parte do lançamento do Plano Nacional de País Inteligente, que promove a tecnologia como meio de desenvolvimento nacional. A construção de cidades inteligentes está ligada ao futuro multifuncional das coisas e promove a sustentabilidade, essas são as grandes forças inseridas no projeto apresentado.

Para atingir o objetivo proposto, os postes de luz viriam a ser os primeiros a receber upgrades. Eles são essenciais para a iluminação do espaço urbano todos os dias, e devido à sua estrutura já existente e utilizada poderiam também exercer outras funções importantes para o mundo moderno. A partir dessa proposta, alguns outros países já estão avaliando a possibilidade de iniciar projetos alinhados com essa lógica.

O futuro se aproxima cada vez mais rápido, a tecnologia segue nos presenteando e facilitando nossas tarefas do dia-a-dia. Vamos torcer que o Brasil esteja nessa lista de países que avaliam a possibilidade de projetos multifuncionais urbanos.

Comentários

VEJA TAMBÉM...