Tecnologia

Prefeitura de Porto Alegre lança projeto para startups ajudarem na Educação do Brasil

Projeto lançado pela prefeitura da capital do RS visa melhorar a Educação com a ajuda de startups brasileiras


O projeto, que está em sua 3ª edição, chamado de Start.edu contou com 48 startups inscritas em sua fase inicial e destas, apenas 28 foram habilitadas a apresentarem soluções para os 20 desafios propostos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os desafios traziam três áreas específicas: Promoção da Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão das Aulas e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação.

Para dar vida ao projeto, a prefeitura contou com o apoio da Aliança para a Inovação em Porto Alegre, formada pelas principais universidades do Estado, UFRGS, PUCRS e Unisinos. O Start.edu é o primeiro projeto fruto dessa união de esforços que está sendo entregue à cidade, e também é a primeira atividade que se efetiva no âmbito do Pacto Alegre, iniciativa conjunta entre a Aliança, prefeitura e entidades representativas para transformar a capital gaúcha em uma referência de inovação.

Dez startups foram pré-selecionadas pelo edital de chamamento público do Programa Start.edu e mostraram suas soluções para a comissão de seleção na última terça-feira, dia 11/12, durante apresentações nas quais cada startup tinha 10 minutos para divulgar o seu produto e sua solução. As 10 startups presentes nessa fase final foram:

Edufuturo (RJ) - A Conecturma é uma metodologia que desenvolve habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, aspectos socioemocionais e mídias que incluem livros didáticos e uma plataforma digital.

Edufy APP (RS)  - É um aplicativo para melhorar a comunicação da escola com as famílias. Para cada instituição cria-se um APP personalizado disponível para IOS e Android, além de uma versão web que pode ser acessada de qualquer dispositivo.

Impare Educação (RS) - Oferece aos docentes e gestores uma plataforma online com práticas pedagógicas estruturadas em planos de aula, compostos de áudios e vídeos  e demais materiais de apoio, desenvolvendo competências  socioambientais  por meio da educação musical.

Maven Inventig Solutions (RS)  - As soluções Maven Flip e Maven App são ferramentas de acessibilidade para auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais, possibilitando aulas mais dinâmicas com conteúdo de hipermídia.

Me Salva! (RS) - Preparatório ENEM 100% digital, redação corrigida, planos de estudos personalizado, monitoria ao vivo com professores. Reforço escolar de fundamental e médio, com todo conteúdo baseado na BNCC  100% digital.

Mira Educação (SP) - Plataforma de gestão e aprendizagem, o Mira Aaula funciona como um diário de classe digital e auxilia os professores na gestão da aula, avaliação, atividades e planejamento.

Proesc.com (AP) - Uma plataforma de gestão escolar online que possibilita a gestão integrada de todas as escolas de uma secretaria de educação, com soluções nas áreas administrativa, pedagógica e comunicação.

Starlearning (RS) - Plataforma de Learning Management System com o uso de inteligência artificial, que possibilita a geração de dados em tempo real. Prevê as probabilidades que cada pessoa tem de atingir metas e indica possíveis ações de melhoria de desempenho.

Teczelt  (RJ) - O FazGame é utilizado pelos professores para ensinar um determinado conteúdo - onde os alunos aprendem de forma motivadora ao criar um game narrativo, gerando objetos educacionais, aprendendo conteúdo e desenvolvendo competências.  

Tridder (RS) - É uma plataforma digital que garante facilidade e segurança na contratação de serviços elétricos, hidráulicos, pequenos reparos, montagem de móveis, climatização, informática, limpeza e decoração.

Os resultados destas apresentações devem sair por meio de uma publicação das avaliações das startups no site da Smed em Janeiro, e os representantes selecionados ainda passarão por um workshop de nivelamento e contextualização a respeito das escolas das redes pública e municipal, para depois ocorrer a definição dos ambientes onde ocorrerão os testes em 2019.

Comments

SEE ALSO ...