Tecnologia

Primeira comunidade de Hyperledger é criada no Brasil

Ocorreu em São Paulo a reunião para a criação da primeira comunidade de blockchain Hyperledger do Brasil


Primeira comunidade de Hyperledger é formada no Brasil - Tiinside

Na última terça feira (20) aconteceu na sede da Oracle em São Paulo uma reunião entre cerca de 80 executivos de negócios e desenvolvedores para a criação da primeira comunidade de Hyperledger do Brasil. Entre eles, estava presente por vídeo conferência David Huseby, o security da comunidade Hyperledger de LA, nos EUA. Ele explicou sobre o funcionamento da comunidade aberta, sobre os grupos de pesquisa, de educação, desenvolvimento colaborativo e etc.

Segundo Huseby, os segmentos onde a plataforma tem tido maior adesão são os de finanças, saúde e supply chain. E aproveitou para ir mais fundo e explicar sobre os diferentes frameworks e as ferramentas Fabric, Iroha, Sawtooth, Burrow, Indy e Cello voltadas para o desenvolvimento de aplicações empresariais, dispositivos móveis, a geração de smartcontracts, entre outras.

O Hyperledger é um projeto colaborativo criado em 2015 pela Linux Foundation, envolvendo diversas industrias e seu objetivo é criar uma plataforma útil, fácil de usar e compacta onde a partir dela qualquer interessado em criar um software baseado em blockchain possa então usá-la como base. O foco do Hyperledger são os livros contábeis feitos para suportar transações de indústrias globais, incluindo as principais empresas de tecnologia, financeiras e logística, a fim de melhorias em aspectos como performance e robustez.

Ainda na reunião, tivemos um painel com a participação de Bernardo Madeira, da Smartchains; Gabriel Aleixo, do ITS/RJ e A Star Labs; Percival Lucena, da IBM Research Brasil; Courtney Guimarães, Mar Ventures e Fernando Lemos, da Oracle. Os executivos aproveitaram o momento para ressaltar a importância da formação dos desenvolvedores para atuarem no mercado do blockchain, que promete uma larga demanda nos próximos anos.

Parece que com a chegada da primeira comunidade brasileira de Hyperledger estamos dando um novo passo para a transformação digital.

Comentários