Tecnologia

Qual o melhor sistema para LGPD?

Contratar uma plataforma de privacidade pode ser uma excelente opção para automação do trabalho de adequação


Qual o melhor software para adequação da LGPD? Você já deve ter visto essa pergunta em diversos lugares pois todas as empresas buscam por uma ferramenta única para resolver todas as lacunas encontradas após uma primeira análise de privacidade.

Contudo as empresas precisam primeiro olhar para as necessidades específicas do seu negócio antes de buscar uma ferramenta de LGPD.

Portanto, siga os passos abaixo para criar um programa de privacidade eficiente na sua empresa:

  1. Crie um grupo multidisciplinar para estudo e implementação da LGPD
  2. Escolha quem será o encarregado (DPO) e os papeis de controlador e operadores em suas relações
  3. Inclusão dos requisitos do artigo 50° nas políticas de governança
  4. Elaboração da política de privacidade
  5. Desenvolvimento da cultura de privacidade através de quiz, palestras, treinamentos
  6. Mapeamento de dados usando uma ferramenta de data mapping com seus fluxos de dados
  7. Criar mecanismos de gestão de consentimento como gestão de cookies e controles técnicos
  8. Aperfeiçoar sistemas e resolver vulnerabilidades encontradas durante o trabalho
  9. Criar um canal de comunicação com os titulares (portal da privacidade)
  10. Elaborar uma matriz de riscos para controle e segurança dos riscos aos titulares e ao negócio

Após analisar todos os requisitos acima sobram poucos sistemas de LGPD que consigam atender todas as necessidades de maneira unificada o que permite uma avaliação mais individualizada de sistema plataforma de privacidade mesmo com módulos tão distintos.

A solução Data Mapping é fundamental para permitir o controle do ciclo de vida dos dados, desde a coleta até o seu descarte. Através da plataforma você consegue de forma centralizada gerenciar todos os dados da organização, permitindo uma melhor gerência e controle sobre eles, permitindo identificar rapidamente dados desnecessários e outros. Já por outro lado um módulo de captura e gestão de consentimentos, que funciona de forma universal. Nossa solução permite uma integração simples com seu website e sistemas para gerenciamento dos consentimentos, como: termos de uso, marketing, cookies, aplicativos, autorizações e entre outros.

No mundo existem várias plataformas recomendadas pela IAPP (Associação Internacional dos profissionais de privacidade). No Brasil existem poucas ferramentas completas mas você pode conhecer melhor o sistema da Privacy Tools, uma das primeiras privacytechs do Brasil e que já atende dezenas de grandes empresas em projetos de LGPD com uma ferramenta completa.

O site é www.privacytools.com.br

Por fim, por mais que a plataforma recomendada acima seja a melhor, não é uma ferramenta que irá tornar a empresa adequada com a lei. Um sistema para LGPD ajuda muito principalmente em tarefas de automação e inteligência de dados, mas ele sozinho não faz milagres, é necessário que as empresas invistam internamente em gestão, processos e treinamento para que um programa de privacidade seja amplo e não meramente uma implantação de ferramenta.

 

Comments