Tecnologia

Windows 10 terá recurso que identifica apps que estão acessando microfone do computador

Microsoft divulga lista de melhorias para o próximo ano e questões de segurança são pontuadas


Um novo recurso foi adicionado na listagem de "Ajustes e melhorias para o ano de 2019" divulgado pela criadora do Windows, Microsoft. Disponibilizada na semana passada para usuários do programa Insider, a lista de melhorias para o próximo ano do Windows 10, trouxe além das questões de usabilidade e atualizações, a preocupação com a segurança dos usuários.

Entre as novidades que estarão na nova versão do sistema operacional, que está prevista para o mês de Abril de 2019, encontra-se um recurso que mostrará quais os aplicativos que estão acessando o microfone do seu dispositivo. A ferramenta irá se manifestar por meio de um alerta que mostra se há algum aplicativo acessando o microfone do computador. Feita a atualização do sistema operacional, o ícone de um microfone vai aparecer na área de notificações sempre que algum aplicativo estiver acessando essa função.

Além da simples notificação de acesso ao microfone do usuário, também será possível saber qual o aplicativo que está conectado. Para isso, basta levar o mouse até o ícone de alerta e o nome do app surgirá na tela e, se houver mais de um, todos serão listados no mesmo local. Um duplo clique no ícone de alerta levará o usuário até as configurações de privacidade do microfone. Tudo isso está sendo ajustado meio a uma grande discussão mundial sobre a proteção de dados e a preocupação de violação de privacidade do usuário.

O recurso já tinha sido apresentado e incluído em uma Build anterior, mas agora volta um tanto quanto incrementado. As atualizações devem estar disponíveis para todos os usuários na nova versão para ser lançada no primeiro semestre de 2019.

Comments

SEE ALSO ...